quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Para quê Filosofia?

"A Filosofia pergunta pela origem ou pela causa de uma coisa, de uma idéia, de um valor. O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas  entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de idéias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente."*
No primeiro período do curso, com a disciplina: Introdução à psicologia (Professora: Tatiana Minchoni) nós vimos os primórdios da Psicologia, que nasceu na Grécia antiga, berço de grandes filófos.
Agora, no segundo período, estamos vendo com mais minúcia (Na disciplina: Fundamentos das Idéias Psicológicas, com a professora: Keyla Mafalda) a importância da filosofia para fundamentar o que é a psicologia hoje.
"Sócrates começa a pensar qual a principal distinção entre: Homem e animal. E enxerga que a principal característica humana é a razão. Dessa forma, vemos que a filosofia sistematiza as primeiras teorias da consciência.
Mas antes mesmo de Sócrates, alguns filósofos (Os chamados filósofos pré-socráticos) já se preocupavam em achar definição para a relação do homem com o mundo através da percepção. Discutiam se o mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe. Depois de Sócrates, Platão preocupou-se em definir um lugar para a razão no nosso próprio corpo, e definiu este lugar, como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem.
Aristóteles, discípulo de Platão, enxergava alma e corpo como não dissociados. Para ele, a psyché (alma), seria o princípio ativo da vida, ou seja, tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta, possui sua própria psyché. Esse filósofo chegou a estudar as diferenças entre a razão, a percepção e as sensações. Esse estudo está sistematizado no Da anima."** (Mais tarde muito difundida pelo criador da psicologia analítica: Carl Gustav Jung, que pode ser considerado o primeiro tratado em Psicologia).
Antes de adquirir o conhecimento, é necessário questionar e perceber as coisas através de uma ótica crítica. É isso que a filosofia faz.
A filosofia tem um papel muito importante, não só para a psicologia, mas para todas as ciências, pois ela é a porta de entrada para o conhecimento.

*CHAUÍ, Marilena
        Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
        


**BOCK, Ana Mercês Bahia 
        Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia/ Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira.
- 13.ed.reform. e ampl.- São Paulo: Saraiva, 2002.

Um comentário:

  1. A proposta do blog é ótima. Adorei o trocadilho!

    O despertar de um sonho
    http://odespertardumsonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir