quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SUS, índios, SUS e A Divisão!



Começa então a segunda unidade do primeiro semestre e uma questão que já havia surgido volta à tona: A divisão da turma!
A turma que já era imensa, com a chegada de mais pessoas fica ainda mais lotada, afinal já são quase 90 estudantes numa mesma sala, que apesar de ter capacidade física para comportar este número de pessoas, o que começa a incomodar-nos é a impossibilidade de abrirmos discussões em sala, afinal uma roda de discussão com aproximadamente 90 pessoas, é bem difícil de organizar de forma que todos ou ao menos a maioria cheguem a participar.
A divisão, passa a ser então um objetivo a  ser alcançado e os líderes da turma: Frank e Cláudio, passam a fazer a solicitação à coordenação do curso por diversos meios.
Enquanto a turma não se divide, nossa vida universitária segue com as novas disciplinas e as novas professoras.
Foi um período onde ouvimos muito sobre o SUS, com as disciplinas: Atividades integradas em saúde (Professora: Mônica - Terapêuta Ocupacional); Estilo de vida, Saúde e Meio Ambiente (Professora: Gabriela-Psicóloga). As professora Mônica, apesar de não ser muito dinâmica, sempre levava algum vídeo ou fazia rodas de discussões, já as aulas de Gabriela eram sempre animadas, dinâmicas... Enfim, ela sempre nos contagiava com seu alto-astral. Mas, apesar de excelentes professoras, e da grande relevância das disciplinas, como os assuntos das disciplinas eram interligados (motivo pelo qual fizemos um trabalho de pesquisa para a avaliação de ambas) as aulas acabavam sendo muito redundantes, e quer que as resumamos em uma palavra? SUS! (risos) Pois como tratavam de explanar a saúde, seu conceito, dentre outros aspectos, e como o SUS é um sistema que foi criado para unificar um meio de promoção de saúde para as pessoas, na qualidade de política pública, foi realmente um assunto muito tratado, desde seu processo de criação, até suas deficiências e benefícios.
Já em Fundamentos Básicos em Ciências Sociais (Professora: Katiana - Doutora em Antropologia)
Estudamos (Como já sugere o nome da disciplina) a sociedade, consecutivamente grandes pensadores, sociólogos e filósofos, como: Karl Marx, Max Weber e Emile Durkheim. Além de assistirmos muitos filmes sobre tribos índígenas, para identificarmos a diversidade cultural entre os povos.
Passaram-se o SUS, os índios... E a turma continuou "intacta" pois a divisão da turma só se consolidou no segundo semestre, que foi um momento onde também algumas pessoas saíram do curso.
Com a divisão, nós nos separamos da turma "A", passando a ser então a turma "B", a divulgadora deste blog.
O grande benefício da divisão, é que agora conseguimos discutir em sala e saber que estamos sendo ouvidos. Afinal, com as turmas em menor quatidade de pessoas, o "diálogo" fica bem mais amplo.
Com certeza passamos a sentir a falta daqueles que não permaneceram na mesma turma, mas se a saudade apertar, é só ir na sala ao lado. (risos)

Ps: Depois desta breve explanação de nossa trajetória inicial em dois posts, iremos postar em breve, assuntos relacionados a disciplina, compartilhar conhecimentos e registrar alguns momentos novamente!

Boa Leitura.

Um comentário:

  1. Bom...e no começo do caminho alguns resolveram mudar de direção, como Rony,que passou a estudar relações internacionais, Karliana e Maria Helena.
    É...pelo jeito o "SUS e os índios" foram momentos cruciais para uma nova escolha! rsrs

    ResponderExcluir