terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Início de uma jornada



No dia 07 de fevereiro de 2011, a turma do turno matutino, 2011.1 do curso de Psicologia da UnP (Universidade Potiguar) tem o seu primeiro dia de aula.
Aproximadamente 60 pessoas  (mais tarde este número passa a aumentar)  de personalidades dissimilares e ciclos sociais distintos, as quais em sua maioria estavam a se ver pela primeira vez, possuem algo em comum: O desejo de ser um(a) Psicólogo(a).
Nos primeiros horários, conhecemos o professor Carlos Alberto (Psicólogo especializado em Psicologia da criança e do adolescente), que iria ministrar as aulas de Leitura e Produção de Texto, o qual desde o primeiro contado, por sugestão do mesmo, passamos a chamar de Carlinhos. A aula foi substituída por um momento de apresentação da turma, onde cada um, num breve momento, falou de características pessoais incluindo o motivo da escolha do curso. 
Foi um momento muito interessante, pois foi onde tivemos o nosso primeiro contato, ouvimos um pouco sobre como seria o curso, dentre outras sábias palavras do professor Carlinhos, das quais destas nunca vou me esquecer:
"Alguém aqui sabe andar de bicicleta? Ou melhor, alguém aqui não sabe andar de bicicleta?" (apenas duas ou três pessoas levantaram suas mãos)
"Bom, antes de conseguirmos nos equilibrar e pedalar numa bicicleta, levamos alguns tombos... Usam-se as rodinhas nos pneus e com um tempo, essas rodinhas já não são necessárias... Alguns se acomodam com as rodinhas, e não conseguem se equilibrar sem elas, outros preferem não se arriscarem a cair, e só levam o primeiro tombo. Mas só aqueles que são persistentes, que caem e caem novamente, e criam hematomas e feridas, sabem como é a sensação de andar de bicicleta! O instrumento é o mesmo, mas nem todo mundo o "manuseia" com o mesmo esforço ou facilidade. Por isso não importa o instrumento e sim o esforço, a agilidade em utilizá-lo.
Do mesmo modo é a formação de vocês, não importa o instrumento, ou seja, a universidade, afinal você pode estar na melhor universidade do mundo, mas se você não se esforçar e quiser realmente estar aqui para aprender, você jamais será um bom profissional." 
Em seis meses depois, estas palavras ainda permanecem vivas na minha mente.
Professor Carlinhos (Fazendo juz a seu bom humor e descontração,ele é "O" cara")

Nossos próximos e últimos horários, foi com a professora Ana Isaura (Psicóloga Clínica), que iria ministrar as aulas de Introdução à Educação Superior. Neste primeiro contato a professora Ana Isaura, com a ajuda de algumas pessoas da coordenação do curso, nos levou pelas dependências  da universidade, para que conhecêssemos melhor nosso atual ambiente de estudos. O local mais facinante foi o SIP (Sistema Integrado de Psicologia) onde vimos os consultórios que os estagiários atendem as pessoas, as salas lúdicas para atendimento infantil, salas de observações, onde os alunos observam os estagiários através de um vidro fumê... Para nós, era tudo muito encantador e novo, estávamos com um desejo ávido do conhecimento.
 Professora Ana Isaura (Delicadeza é seu sinônimo, pessoa meiga e de voz suave)

No dia seguinte conhecemos a professora Tatiana Minchoni (Psicóloga Social) que passou a ministrar as aulas de introdução à psicologia. Nesta disciplina, foi onde passamos o momento "Tropa de elite do curso", um verdadeiro "pede pra sair" (risos). Pois vimos uma realidade que de certo modo alguns já sabiam que existia, mas de uma forma sócio-histórica e  um tanto quanto desmotivadora ( Mas que de fato não chegou a nos desmotivar, pois o que nos leva a ir em frente é o amor à psicologia, por isso estamos aqui até hoje contando esta história.), pois foi onde vimos a realidade salarial da maioria dos psicólogos, que não diferente da maioria das profissões, é bem inferior ao que deveria ser... Enfim, além disso, estudamos os primórdios da psicologia, quem foram os primeiros pensadores que se atentaram a pensar no homem como um ser instituído de alma e corpo, o avanço da Psicologia até passar a ser reconhecida como ciência, dentre outros assuntos abordados, que para nós eram sempre muito instigantes.
 Professora Tatiana ( Nossa marrenta preferida!!! Uma fofa!)

No início do curso, o semestre era dividido em duas unidades, as quais subdividia-se em dois blocos, ao fim da primeira unidade (em meados de abril) tivemos um pequeno recesso, no entanto, resolvemos fazer uma pequena confraternização, também em virtude da páscoa, que foi o "Amigo do ovo", onde trocamos ovos de páscoa com os outros num momento bem descontraído. E assim, finalizou-se o segundo bloco da primeira unidade. 

 "Amigo do Ovo"-14/04/2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário